Pular para o conteúdo principal

Outubro, Novembro e Dezembro...2010.

De belas jornadas e novas conquistas...
É assim que lembraremos desse ultimo trimestre de 2010!

No mês de outubro, a parceria realizada entre o Prof Carlos Ujhama e funcionários da Casa Civil de Salvador, renderam dois maravilhosos encontros: o primeiro, no dia do servidor publico, na Sede da Casa Civil, localizada no CAB - Centro Administrativo da Bahia; e o segundo, finalizando uma jornada de trabalhos de todas as repartições da Casa Civil, realizado no Salão Nobre do D`Ville Hotel, no dia 27 de Outubro. O processo de integração através da dança e da música, apresentado por Ujhama foi recebido e elogiado por todos:

"Prezado Professor Carlos Ujhama,

Vimos através desta, agradecer pela parceria firmada mais uma vez com esta Casa Civil através da participação do 5º Encontro DG, no dia 27/11/2010.

Salientamos que a sua presença contribuiu de forma significativa para o sucesso do nosso encontro. Parabenizamos pela interação e condução da atividade proposta no evento.

Externarmos o nosso apreço pela atenção e apoio que nos foi dispensado.

Atenciosamente,

Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas - CDP
CASA CIVIL"













Em novembro, comemorando o mês da Consciência Negra, demos inicio as atividades no Conjunto da Casa do Benin: um dos mais importantes centros culturais da cidade de Salvador, que tem como tema central em suas obras a temática negra.
Esse, sem duvidas, foi um passo mercante do ano de 2010, pois o apoio recebido por este importante Centro Cultural tornou possível a formatação do novo elenco da AFROSSá Cia. Contemporânea de Intervenção Urbana.
Reconhecida pelo Governo do Estado da Bahia como uma das manifestações Populares e Identitárias da cidade de Salvador, a AFROSSá agradeci a todos os parceiros que contribuíram para esse reconhecimento.

Ainda no mês de novembro, colaboramos com o desenvolvimento da Cia. GENESSIS, dirigida por Mestre KING. Auxiliando o elenco formado por jovens da cidade de Salvador em seu novo espetaculo OPAXORÔ, e na montagem coreográfica, ainda em processo, para o ano de 2011.

Além da atuação no encerramento das atividades da Escola de Dança da FUNCEB, como projeto Guarda-Chuva, que levou alunos dos cursos profissionalizante, preparatório, livre, grupos residentes e grupos convidados a se apresentarem no palco principal do Teatro Vila Velha, do dia 06 ao dia 08 de dezembro. Com o trabalho "GREGORIANO", sob direção e coreografia de mestre KING, alunos do curso livre em dança moderna apresentaram-se no dia 07, para conclusão do ano letivo da Escola de Dança da FUNCEB.

Organizamos uma pequena bagagem e partimo rumos a cidade de Paulo Afonso, extremo norte da Bahia, nos dias 08 e 09 de dezembro, para iniciarmos a capacitação e montagem coreográfica em parceria ao Ponto de Cultura ARTE NO PONTO. Deixamos aqui a nossa gratidão pela confiança e um muito obrigado aos nossos amigos e parceiros por terem criado a possibilidade da difusão e informação do AFROSSá no Ponto de Cultura ARTE NO PONTO. O trabalho apresentado levou a turma a exaustão e a novas descobertas. Histórias, mitos, lendas e, novas processos de como apresentar a cultura negra do Brasil e da África, foram mostradas para um número significante de jovens interpretes da cidade de Paulo Afonso.













Muito obrigado amigos, parceiros e todos aqueles que mantém viva a possibilidade de elevarmos a cultura popular negra do Brasil, colocando-a em seu devido lugar de destaque!

Axé e paz para todos!

Carlos Ujhama - diretor da AFROSSá Cia Contemporânea de Intervenção Urbana.

Comentários

  1. Olá Carlos Ujhama, gostaria que foi muito gratificante o processo que fizemos em Paulo Afonso, tenha certeza que o que foi passado será utilizado em nossos processos artísticos. E que as energias da cidade possam possibilitar novos processos.

    Um grande abraço.

    Jairo Varjão

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela parceria, Jairo!
    Utilizem as informações com sabedoria, pois o que foi apresentado é para ser usado por todos voces.
    Paz na vida e sucesso sempre!

    Ujhama.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS PRETOS NÃO LÊEM!

Sociedade: OS PRETOS NÃO LÊEM! em 22 de Março de 2007 - 09:56 Linux - USA O lado triste deste artigo é que a sua essência é verdadeira. De fato, a verdade dói! Eu espero que isso possa criar uma motivação para que mais “pretos” não somente no senso étnico, identitàrio, cultural, religioso, filosófico, econômico, educacional, político, empresarial, artístico e todos os outros sentidos possam ir para frente, fazendo progresso reais. Carlos Ujhama – AFROSSà Cia. De Danças Populares da Bahia. - Chris Rock, um comediante negro disse, "os pretos não lêem". Não deixem de ler esse artigo é muito interessante. Para muitos dentre vós que escutaram o artigo que Dee Lee léu uma manhã nas ondas de uma estação de rádio de NY. Para os que não escutaram, este artigo toca profundamente. Um artigo pesado e escrito por um caucasiano (um branco). - Os negros não lêem e continuam a ser nossos escravos. Nós podemos continuar a escolher proveito dos negros sem esforço físico de

Ano Novo, novas intenções!

Agradecendo ao que nos foi oferecido pelo universo, no ano que passou e, seguro que toda caminhada começa com o primeiro passo, continuamos a nossa afirmação como um ponto de referencia para as artes cenicas de matrizes africanas e afro-brasileiras. A nossa restrospectiva nos porta à um ano de fortalecimento e amadurecimento! Questões que nao gostaria de explicitar aqui, uma vez que nao háveria a oportinudade de confrontar com a classe artistica que nos segue e tanto colabora com esse projeto. O Moviemto Cultural Afro Brasiliero despedi-se da Europa, a nivél intelectual, pois, percebemos que o necessario a ser feito deve e precisa ser feito em solo brasileiro, para brasileiros. Estudiosos, pesquisadores, bailarinos, atores, musicos, etc. A quem possa interessar!! E, para começar-mos, manteremos os nossos seguidores informados das ações e realizações desses construtores: os pioneiros na perpetuação de uma linha de pesquisa, desenvolvimento e ação sobre a arte e movimento das matri

AFROSSÁ BDC - PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM ARTE E CULTURA AFRO BRASILEIRA.

 AFROSSÁ - Brasil Dance Concepts O que é o AFROSSÁ - BDC? O AFROSSÁ - BDC é um programa de treinamento nas artes cênicas afro-brasileiras, direcionado a um publico que possua ou não experiencia nas áreas de dança, musica, teatro e desejam desenvolver o seu máximo potencial artístico/cultural. O programa tem duração de 450 horas, divididos em três módulos, cada um com 150 horas, sendo: Modulo 1: apresentação prática e teórica dos elementos do AFROSSÁ. Modulo 2: capacitação e desenvolvimento do AFROSSÁ. Modulo 3: especialização em artes cênicas afro-brasileiras AFROSSÁ BDC. Como participar do Programa de Certificação Internacional AFROSSÁ - BDC 2016/2017? Escreva para o email: iaba.salvador@yahoo.com.br ,  com seu nome e endereço justificando porque você gostaria de participar do programa de formação AFROSSA – BDC. Indique o  período que você gostaria de participar do programa e seu nível de conhecimento sobre a cultura afro-brasileir