Pular para o conteúdo principal

AFROSSÁ BDC - PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM ARTE E CULTURA AFRO BRASILEIRA.

Estimulando o apoio a iniciativas de formação, intercambio e difusão cultural no Brasil e no exterior, o IABACE – INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ARTES CULTURA E EDUCAÇÃO, instituição privada com sede na cidade de Salvador/BA, fundamentada nos princípios que regem a manutenção das tradições culturais de matrizes africanas no Brasil, vinculada ao Conselho Internacional de Dança CID / UNESCO, com sede no Palácio das Nações Unidas, Paris/FR, anuncia que estará lançando propostas, a partir dessa data, para a construção de parceria com: associações culturais, grupos e escolas de dança, coletivos, movimentos e afins. Que possuam interesse na organização de encontros, oficinas, workshop e seminários e projetos relacionados ao Programa de Certificação Internacional em Artes e Cultura Afro Brasileira - AFROSSÁ BDC “Brasil Dance Concept´s”, com a supervisão do Prof. Carlos Ujhama – Membro do Conselho Internacional de Dança CID / UNESCO.

O Programa AFROSSÁ BDC “Brasil Dance Concept´s” é regulamentado pelo Conselho Internacional de Dança CID/UNESCO, que ofereci ao final de cada modulo um certificado de nível internacional, reconhecido em mais de 155 países em todo o mundo.

O que é o AFROSSÁ - BDC?
O AFROSSÁ - BDC é um programa de treinamento, capacitação e formação nas artes cênicas afro brasileiras direcionado a um público que possua ou não experiencia nas áreas de dança, música, teatro e desejam desenvolver o seu máximo potencial artístico/cultural.
O programa tem duração de 450 horas, divididos em três módulos, cada um com 150 horas, sendo:
Modulo 1: apresentação prática e teórica dos elementos do AFROSSÁ.
Modulo 2: capacitação e desenvolvimento do AFROSSÁ.
Modulo 3: especialização em artes cênicas afro brasileiras AFROSSÁ BDC.

Quais são as bases diretivas desse programa?

O Programa de Certificação em Artes e Cultura Afro Brasileira possui duas bases diretivas:
· AFROSSà - Danças de matrizes africanas existentes na cidade de Salvador.
· U.P.B – Universo Percussivo Brasileiro.

Sobre o AFROSSà:

ou a dança afro soteropolitana, é um desenvolvimento de pesquisa em dança baseado nas
movimentações de matrizes africanas, indígenas e europeias dentro do âmbito profissional, técnico, popular e acadêmico da cidade de Salvador.

AFROSSà é uma terminologia criada para identificar a cultura de movimentos e sons que nascem na cidade de Salvador. Esses elementos estão ligados a cultura popular localizada nas regiões centrais da cidade, região metropolitana e do Recôncavo baiano e são acompanhadas por toda a musicalidade e variação rítmica desenvolvida, com o passar dos anos, através da mistura das matrizes étnicas que constituem a sociedade baiana.

O AFROSSá é, portanto, um movimento cultural brasileiro capaz de promover o respeito pela diversidade cultural e suas expressões em âmbito nacional e internacional, reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do seu Catalogo de Culturas Populares e Identitárias, do ano de 2010. Essa iniciativa se enquadra em dois instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil: a Convenção pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, e a Convenção pela proteção e promoção das Expressões das Diversidades Culturais, de 2005. Todas as duas ações promulgadas pelos Estados Membros da UNESCO.

Sobre o Metodo U.P.B:

O Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado por Letieres Leite (ORQUESTRA RUMPILEZZ), se trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia.

Objetivo:

O Programa AFROSSÁ BDC tem como objetivo levar o conhecimento a população local, estudantes de dança, teatro e artes cênicas, profissionais ou não, a historiografia, ferramentas e os planos de desenvolvimento pedagógico e técnico utilizado nos principais núcleos de formação artística da cidade de Salvador, através da união de conceitos eruditos e populares, a exemplo: da dança moderna e contemporânea, da capoeira, do samba, do ijexá, o samba afro, o samba reggae, o afro pop e a simbologia das movimentação das danças dos Orixás, o que deu origem a chamada “Dança Afro Moderna”, tendo como seu patrono Raimundo Bispo dos Santos – “Mestre King”. Servindo dessa forma como uma plataforma de capacitação e desenvolvimento para a formação de novos multiplicadores dessa disciplina.


Info e contato:
Facebook – IABACE, Carlos Ujhama, AFROSSÁ BDC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PRETOS NÃO LÊEM!

Sociedade: OS PRETOS NÃO LÊEM! em 22 de Março de 2007 - 09:56 Linux - USA O lado triste deste artigo é que a sua essência é verdadeira. De fato, a verdade dói! Eu espero que isso possa criar uma motivação para que mais “pretos” não somente no senso étnico, identitàrio, cultural, religioso, filosófico, econômico, educacional, político, empresarial, artístico e todos os outros sentidos possam ir para frente, fazendo progresso reais. Carlos Ujhama – AFROSSà Cia. De Danças Populares da Bahia. - Chris Rock, um comediante negro disse, "os pretos não lêem". Não deixem de ler esse artigo é muito interessante. Para muitos dentre vós que escutaram o artigo que Dee Lee léu uma manhã nas ondas de uma estação de rádio de NY. Para os que não escutaram, este artigo toca profundamente. Um artigo pesado e escrito por um caucasiano (um branco). - Os negros não lêem e continuam a ser nossos escravos. Nós podemos continuar a escolher proveito dos negros sem esforço físico de

Afrossa’ – BDC – Afrobrazilian wokshop dance & percussion

EN/ AFROSSA’ – BDC– Afrobrazilian workshop "DANCE & PERCUSSION". 24 – 25 November – Spazio Seme (Tuscany, Arezzo IT). This workshop is a part of PROGRAM | ART OF MOVEMENT - 10 days http://www.spazioseme.com/program-art-of-movement-10-days/ Dance Workshop with: - Carlos Ujhama, Salvador/BA (popular dances and technique)  - Ana Estrela, Salvador/BA (symbology and dance of the orixás, samba de roda) Percussion workshop with: - Neney Santos, Salvador/BA (ringtones and candomblé rhythms, percussion technique) - Anderson do Samba (DNA do Samba Reggae) Saturday: 15.00 – 18.00 (dance and percussion) | 18.30 – 21.00 (dance and percussion) Sunday 10.00 – 13.00 (dance and percussion) | 15.00 – 18.00 (dance and percussion) "Brazilian party only for participants of PROGRAM | ART OF MOVEMENT" Fee: – 110 euro – (vegetarian food, lots of dancing and percussion ... included!) Only percussion workshop:– 70 euro – (vegetarian food and Brazilian party ... included!) It is a dan

Ano Novo, novas intenções!

Agradecendo ao que nos foi oferecido pelo universo, no ano que passou e, seguro que toda caminhada começa com o primeiro passo, continuamos a nossa afirmação como um ponto de referencia para as artes cenicas de matrizes africanas e afro-brasileiras. A nossa restrospectiva nos porta à um ano de fortalecimento e amadurecimento! Questões que nao gostaria de explicitar aqui, uma vez que nao háveria a oportinudade de confrontar com a classe artistica que nos segue e tanto colabora com esse projeto. O Moviemto Cultural Afro Brasiliero despedi-se da Europa, a nivél intelectual, pois, percebemos que o necessario a ser feito deve e precisa ser feito em solo brasileiro, para brasileiros. Estudiosos, pesquisadores, bailarinos, atores, musicos, etc. A quem possa interessar!! E, para começar-mos, manteremos os nossos seguidores informados das ações e realizações desses construtores: os pioneiros na perpetuação de uma linha de pesquisa, desenvolvimento e ação sobre a arte e movimento das matri